O que são os pólipos intestinais?
Os pólipos intestinais são pequenas lesões que se localizam no intestino grosso, que é dividido em cólon e reto.
pólipos no intestino
Pólipos no intestino

Os pólipos intestinais são pequenas lesões que se localizam no intestino grosso, que é dividido em cólon e reto. Os pólipos intestinais são relativamente frequentes, a acometendo entre 10 a 20% da população, sendo mais comuns após 50 anos de idade.

Essas lesões surgem como resultado das alterações (mutações) dos cromossomos de algumas células da mucosa intestinal, fazendo com que modifiquem seu comportamento e desenvolvam as lesões chamadas de pólipos, quem tem aspecto semelhante a pequenas verrugas. As mutações podem surgir ao longo da vida e podem estar relacionadas a predisposição genética ou também ser esporádica e resultarem de fatores como alimentação não saudável, sedentarismo e tabagismo.

Os pólipos intestinais pequenos geralmente não causam sintomas e quando presentes, os sintomas podem incluir desconforto abdominal, constipação, cólicas e sangramento ou muco nas fezes. Na presença desses sintomas, é importante consultar com um médico especialista.

O tipo mais comum de pólipo intestinal, o adenoma, pode evoluir para o câncer de intestino. Nem todos os pólipos adenomatosos podem evoluir para câncer, e mesmo assim, a evolução para um câncer pode levar anos ou mesmo décadas. Mas em razão desse risco, a colonoscopia é recomendada como exame de rastreamento para a população em geral após os 50 anos de idade.

Nesse exame, é possível visualizar e remover os pólipos. O procedimento de remoção é chamado polipectomia e o material removido é enviado para realização de estudo patológico. Dependendo das características e do tamanho dos pólipos, o profissional especialista vai determinar a frequência com que o paciente deve repetir a colonoscopia, pois existe uma chance em torno de 30% da pessoa desenvolver novos pólipos. Esse exame, portanto, tem um papel preventivo, pois remove o pólipo antes de ele se transformar em um câncer.

Nos casos de pacientes que apresentam histórico familiar de câncer de intestino, a colonoscopia deve ser realizada mais cedo. Familiares de primeiro grau de paciente com pólipos de alto risco ou câncer de intestino, devem fazer colonoscopia aos 40 anos de idade e repetir a cada cinco anos pelo menos. Todos os grupos de risco devem ser orientados a procurar seu médico em caso de aparecimento e persistência de qualquer sintoma gastrointestinal.

colonoscopia
Imagem de colonoscopia revelando pólipos
Polipectomia
Polipectomia (remoção do pólipo)

Sou o Dr. Marciano Anghinoni

Cirurgião oncológico com formação complementar focada no tratamento do câncer do aparelho digestivo, além de tumores do retroperitônio e das neoplasias peritoneais.

Atuo dentro de grupos de excelência no tratamento oncológico em Curitiba/PR.

Alguns conteúdos que também podem te interessar

Estudo da IARC e o potencial cancerígeno da carne vermelha

Estudo da IARC e o potencial cancerígeno da carne vermelha

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) da OMS está fazendo importantes descobertas sobre o potencial cancerígeno da carne vermelha. Estudos indicam uma forte associação entre o consumo desse alimento e o aumento do risco de câncer de cólon, reto, pâncreas e próstata.

ler mais

Categorias

Como posso te ajudar?

O tratamento do câncer exige agilidade e uma abordagem individualizada.

Meu foco de atuação é o tratamento dos tumores do aparelho digestivo, peritônio e retroperitônio. Após uma consulta humanizada, cada caso é discutido em uma reunião multidisciplinar com vários especialistas, uma tendência mundial que se reflete em melhores resultados e maior chance de cura. Quando uma cirurgia é indicada, realizo os procedimentos por via laparotômica (cirurgia aberta), laparoscópica ou robótica, de acordo com o caso e a indicação. Faço parte de uma equipe de cirurgiões especialistas focados no tratamento do câncer digestivo, que atua nos melhores e mais conceituados hospitais de Curitiba.

Meu consultório fica em Curitiba no Centro de Oncologia do Paraná, local de fácil acesso e um dos mais bem conceituados centros de tratamentos oncológicos do Brasil.

Faço parte do corpo clínico dos principais hospitais de Curitiba, onde realizo cirurgias oncológicas do aparelho digestivo por via convencional, laparoscópica e robótica.

Agende a sua consultaagora mesmo

Ofereço atendimento personalizado e possuo serviço de concierge e parceria com empresa especializada em turismo médico para pacientes de outras cidades que desejam se tratar com nossa equipe em Curitiba.