14/07/2017
HPV é o principal fator de risco para o câncer anal
Um fator de risco é qualquer coisa que afete sua chance de contrair uma doença como o câncer.

A maioria dos cânceres ainda são esporádicos e não ligados à causas diretas. Mas determinados tipos de câncer tem fatores de risco diretos e são justamente esses que podem ser prevenidos.

O câncer de canal anal está diretamente relacionado aos seguintes fatores de risco:

  • Condiloma (verruga) anal provocada pelo HPV
  • Sexo anal
  • Histórico de doenças sexualmente transmissíveis
  • Múltiplos parceiros sexuais
  • História de câncer do colo do útero
  • Baixa imunidade
  • Tabagismo

A maioria dos cânceres de células escamosas parecem estar ligados à infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV), o mesmo vírus que causa câncer do colo do útero.

Na verdade, as mulheres com história de câncer de colo do útero (ou pré-câncer) têm um risco aumentado de câncer anal.

O HPV é passado de uma pessoa para outra durante o contato pele a pele com uma área infectada do corpo.

O HPV pode se espalhar durante o sexo – incluindo sexo vaginal, anal e oral.

Mas a infecção pelo HPV pode ocorrer mesmo sem o ato sexual, necessitando apenas do contato pele a pele com uma área do corpo infectada com HPV.

Carcinoma de células escamosas

O vírus pode se espalhar através do contato genital-genital, ou mesmo do contato mão-genital.

Uma infecção por HPV também pode se espalhar de uma parte do corpo para outra. Por exemplo, pode começar nos órgãos genitais e depois se espalhar para o ânus.

Um sinal de alerta para as pessoas dos grupos de risco citados acima é a presença de uma verruga na região perineal ou genital.

Essa verruga, chamada de condiloma é precursora do câncer. Portanto, nessa fase, o tratamento do condiloma pode evitar o desenvolvimento do câncer.

O uso de preservativo é um hábito que pode diminuir o risco de contágio do HPV, mas a medida não garante proteção 100%, pois não cobre todas as áreas que possam estar infectadas pelo contato.

Uma importante atitude preventiva é a vacinação contra o HPV (preferencialmente antes do início da vida sexual).

Evitar o tabagismo, praticar atividades físicas e adotar uma alimentação saudável são outras importantes atitudes.

Sou o Dr. Marciano Anghinoni

Cirurgião oncológico com formação complementar focada no tratamento do câncer do aparelho digestivo, além de tumores do retroperitônio e das neoplasias peritoneais.

Atuo dentro de grupos de excelência no tratamento oncológico em Curitiba/PR.

Alguns conteúdos que também podem te interessar

Estudo da IARC e o potencial cancerígeno da carne vermelha

Estudo da IARC e o potencial cancerígeno da carne vermelha

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) da OMS está fazendo importantes descobertas sobre o potencial cancerígeno da carne vermelha. Estudos indicam uma forte associação entre o consumo desse alimento e o aumento do risco de câncer de cólon, reto, pâncreas e próstata.

ler mais

Categorias

Como posso posso te ajudar?

O tratamento do câncer exige agilidade e abordagem individualizada.

Realizo consultas iniciais, consultas de segunda opinião e check-up” oncológico. Realizo também consultas por telemedicina com agendamento pela plataforma Doctorália. Ofereço atendimento personalizado e possuo serviço de concierge e parceria com empresa especializada em turismo médico para pacientes de outras cidades que desejam se tratar com nossa equipe em Curitiba .

Meu consultório fica em Curitiba no Centro de Oncologia do Paraná, local de fácil acesso e um dos mais bem conceituados centros de tratamentos oncológicos do Brasil.

Faço parte do corpo clínico dos principais hospitais de Curitiba, onde realizo cirurgias oncológicas do aparelho digestivo por via convencional, laparoscópica e robótica.

Agende a sua consultaagora mesmo

Ofereço atendimento personalizado e possuo serviço de concierge e parceria com empresa especializada em turismo médico para pacientes de outras cidades que desejam se tratar com nossa equipe em Curitiba.