Na obsessão por um corpo musculoso, muitos jovens buscam métodos que podem ser danosos a saúde. Os esteroides anabolizantes estão entre as substâncias mais perigosas e mais comumente utilizadas por pessoas que desejam um ganho rápido de massa muscular.
Os anabolizantes são hormônios sintéticos, que podem alterar diversas funções no corpo e causar morte. O uso prolongado dessas substâncias, acima de 2 anos, pode causar problemas cardíacos, aumento do colesterol, infertilidade e tumores benignos e malignos no fígado.
O hepatocarcinoma é um tumor maligno que pode ser causado pelo uso de anabolizantes. Ele corresponde a 90% de todos os tumores originários no fígado e é responsável por cerca de 15% de todas as mortes por falência hepática no mundo. Esses tumores não causam sintomas na fase inicial, o que acarreta que em muitas situações o câncer do fígado é diagnosticado numa fase onde não há mais chance de cura.
Por isso, fica aqui um alerta: evite o uso dessas sustâncias e busque sua forma física desejada, com dietas saudáveis e atividades físicas supervisionadas por profissionais.
Mais informações sobre fatores de risco para o câncer no meu canal do YouTube: