A gastrite pode levar ao câncer de estômago?
Alguns tipos de gastrite podem levar ao desenvolvimento do câncer de estômago, como a gastrite crônica atrófica e a gastrite com presença da bactéria Helicobacter Pylori.
câncer de estômago
Gastrite pode causar câncer de estômago

A resposta é sim. Alguns tipos de gastrite, sem não tratadas, têm um risco maior de evoluir para o câncer do estômago. Como a gastrite crônica atrófica, a metaplasia intestinal e as gastrites com a presença da bactéria Helicobacter pylori.

Quais as causas da gastrite?

Algumas causas para a gastrite podem incluir: uso prolongado do ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios (AINEs), gastrite autoimune (quando o organismo produz anticorpos contra a própria mucosa gástrica), tabagismo, obesidade, além de ingestão abusiva e prolongada de bebidas alcoólicas. No entanto essa gastrite aguda tem menos chances de evoluir para câncer.

Quais tipos de gastrite estão relacionados com a evolução para o câncer de estômago?

Alguns tipos de gastrite como a gastrite crônica atrófica, e as gastrites com a presença da bactéria Helicobacter pylori, podem evoluir para um tumor maligno. A gastrite crônica atrófica indica que há uma alteração no revestimento interno do estômago, a mucosa gástrica, que também pode ser causada pela H. pylori. Nesse caso, o médico definirá o tipo de tratamento necessário e a repetição periódica de exames. Essa inflamação acaba provocando atrofia da mucosa e uma alteração pré-maligna chamada metaplasia epitelial. A metaplasia pode evoluir para a displasia, sendo que o degrau seguinte é o câncer. Esse processo evolutivo pode levar anos ou décadas para se desenvolver.

O que fazer quando o exame da H. pylori der positivo?

Quando for identificada a presença da Helicobacter pylori no estômago, a recomendação atual é a de que a gastrite deverá ser tratada com um coquetel de antibióticos a fim de eliminar a bactéria e interromper a inflamação do estômago que pode levar ao câncer. No entanto, somente uma parcela muito pequena das pessoas portadoras de H. pylori irão desenvolver o câncer no estômago. A bactéria é muito comum e está presente em praticamente metade da população, sem manifestar qualquer sintoma.

Qual tipo de exame é feito para diagnosticar a H. pylori?

A endoscopia é o exame que faz o diagnóstico do tipo da gastrite e verifica se a bactéria H. pylori está presente. Além disso, a endoscopia permite a realização de biópsias de áreas suspeitas de gastrite crônica atrófica, metaplasia, displasia e câncer. Pacientes com diagnóstico de gastrite crônica atrófica necessitam ser acompanhados por especialista, e, além disso, devem realizar endoscopias frequentes, para que as lesões precursoras, como a metaplasia e a displasia sejam tratadas antes de evoluírem para o câncer.

Dúvidas? Marque sua consulta: 41 9 9887 2337

Sou o Dr. Marciano Anghinoni

Cirurgião oncológico com formação complementar focada no tratamento do câncer do aparelho digestivo, além de tumores do retroperitônio e das neoplasias peritoneais.

Atuo dentro de grupos de excelência no tratamento oncológico em Curitiba/PR.

Alguns conteúdos que também podem te interessar

Estudo da IARC e o potencial cancerígeno da carne vermelha

Estudo da IARC e o potencial cancerígeno da carne vermelha

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) da OMS está fazendo importantes descobertas sobre o potencial cancerígeno da carne vermelha. Estudos indicam uma forte associação entre o consumo desse alimento e o aumento do risco de câncer de cólon, reto, pâncreas e próstata.

ler mais

Categorias

Como posso te ajudar?

O tratamento do câncer exige agilidade e uma abordagem individualizada.

Meu foco de atuação é o tratamento dos tumores do aparelho digestivo, peritônio e retroperitônio. Após uma consulta humanizada, cada caso é discutido em uma reunião multidisciplinar com vários especialistas, uma tendência mundial que se reflete em melhores resultados e maior chance de cura. Quando uma cirurgia é indicada, realizo os procedimentos por via laparotômica (cirurgia aberta), laparoscópica ou robótica, de acordo com o caso e a indicação. Faço parte de uma equipe de cirurgiões especialistas focados no tratamento do câncer digestivo, que atua nos melhores e mais conceituados hospitais de Curitiba.

Meu consultório fica em Curitiba no Centro de Oncologia do Paraná, local de fácil acesso e um dos mais bem conceituados centros de tratamentos oncológicos do Brasil.

Faço parte do corpo clínico dos principais hospitais de Curitiba, onde realizo cirurgias oncológicas do aparelho digestivo por via convencional, laparoscópica e robótica.

Agende a sua consultaagora mesmo

Ofereço atendimento personalizado e possuo serviço de concierge e parceria com empresa especializada em turismo médico para pacientes de outras cidades que desejam se tratar com nossa equipe em Curitiba.