Troque o medo por coragem
O tabu com que a doença é tratada por muitas pessoas só pode ser quebrado com conhecimento, informação e, claro, com o sucesso dos tratamentos.

O choque emocional diante do diagnóstico de câncer  gera diversas reações nos pacientes. O medo da morte, dos efeitos do tratamento, da dor, faz com que muitos pacientes sofram antecipadamente, gerando mais angústia e mais sofrimento a si próprio e  à família. O tabu com que a doença é tratada por muitas pessoas só pode ser quebrado com conhecimento, informação e, claro, com o sucesso dos tratamentos.

Apesar dos avanços no diagnóstico e tratamentos,  o câncer ainda continua sendo uma doença bastante  temida, gerando  preconceitos, fantasias, e  comportamentos irracionais.

Desespero, depressão, descrença, vontade de abandonar tudo. Esses são alguns dos sentimentos vivenciados nas primeiras fases do diagnóstico de câncer.

A atitude mental positiva é fundamental no resultado do tratamento, e o sucesso depende diretamente de como o paciente encara a doença e se entrega ao tratamento.

Geralmente  os pacientes apresentam reações como   medo, culpa, revolta com  o mundo, com os  familiares e até com Deus. Esses sentimentos  são alimentados pelas incertezas da evolução da doença, da eficácia do tratamento e do futuro,  levando quase sempre à quadros de depressão e exclusão social.

Além disso, a própria mudança de sua s rotinas, com agenda de exames, de quimioterapias e cirurgia ou radioterapia, fazem com que o paciente rompa laços sociais, profissionais e familiares, piorando o quadro de depressão.

Por tudo isso que foi exposto a abordagem do paciente com câncer requer um tratamento multidisciplinar e individualizado.

O trauma inicial frente ao diagnóstico do câncer deve ser abordado em conjunto com a família e muitas vezes com a ajuda de profissionais. Aos poucos a maioria das pessoas muda a maneira de encarar a doença, mas muitas delas permanecem em constante estado de depressão  e descrença.

Pode-se compreender que desde a notícia do diagnóstico até o final do tratamento os pacientes passam por períodos críticos, permeados por importante sobrecarga emocional.

A família do paciente também vivencia , desde o diagnóstico até o final do tratamento,  sentimentos de desespero, medo, insegurança, impotência e culpa.

Torna-se fundamental portanto, que o paciente munido de informações adequadas, e do apoio de entes queridos e amigos, sinta-se amparado e apoiado. Que possa continuar ao máximo com suas rotinas pessoais e sociais e em contato com os familiares. O acompanhamento por profissional especializado em psico-oncologia é fundamental e  pode fazer uma grande diferença.

Portanto o melhor cenário para encarar todo esse período carregado de emoções, é não negar o diagnóstico,  e sim aceitar a sua existência e buscar de todas as formas, dentro de uma  realidade palpável, o melhor tratamento emocional, o amparo das pessoas próximas, com uma atitude mental de coragem e esperança.

Sou o Dr. Marciano Anghinoni

Cirurgião oncológico com formação complementar focada no tratamento do câncer do aparelho digestivo, além de tumores do retroperitônio e das neoplasias peritoneais.

Atuo dentro de grupos de excelência no tratamento oncológico em Curitiba/PR.

Alguns conteúdos que também podem te interessar

Estudo da IARC e o potencial cancerígeno da carne vermelha

Estudo da IARC e o potencial cancerígeno da carne vermelha

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) da OMS está fazendo importantes descobertas sobre o potencial cancerígeno da carne vermelha. Estudos indicam uma forte associação entre o consumo desse alimento e o aumento do risco de câncer de cólon, reto, pâncreas e próstata.

ler mais

Categorias

Como posso te ajudar?

O tratamento do câncer exige agilidade e uma abordagem individualizada.

Meu foco de atuação é o tratamento dos tumores do aparelho digestivo, peritônio e retroperitônio. Após uma consulta humanizada, cada caso é discutido em uma reunião multidisciplinar com vários especialistas, uma tendência mundial que se reflete em melhores resultados e maior chance de cura. Quando uma cirurgia é indicada, realizo os procedimentos por via laparotômica (cirurgia aberta), laparoscópica ou robótica, de acordo com o caso e a indicação. Faço parte de uma equipe de cirurgiões especialistas focados no tratamento do câncer digestivo, que atua nos melhores e mais conceituados hospitais de Curitiba.

Meu consultório fica em Curitiba no Centro de Oncologia do Paraná, local de fácil acesso e um dos mais bem conceituados centros de tratamentos oncológicos do Brasil.

Faço parte do corpo clínico dos principais hospitais de Curitiba, onde realizo cirurgias oncológicas do aparelho digestivo por via convencional, laparoscópica e robótica.

Agende a sua consultaagora mesmo

Ofereço atendimento personalizado e possuo serviço de concierge e parceria com empresa especializada em turismo médico para pacientes de outras cidades que desejam se tratar com nossa equipe em Curitiba.