Saiba mais sobre o Tratamento do Câncer do Ânus (canal anal)
Atualmente, a maioria dos casos é tratada com abordagens mais conservadoras.
O que é ocâncer do ânus?
O câncer do canal anal é um tipo de tumor raro, mas que pode impactar muito a qualidade de vida.
Esse tipo de tumor tem o HPV (papiloma vírus humano) e o HIV (vírus da imunodeficiência humana) como principais causas e a prática de sexo anal sem proteção é um dos principais fatores de risco.
Inflamações crônicas do ânus, com a fissura anal crônica e maus hábitos de higiene são também fatores de risco.
Alguns dados quevocê precisa saber!
O câncer anal é raro e representa 1 a 2 % dos tumores do intestino.
O vírus HPV, transmitido durante relação sexual anal desprotegida, é um dos principais fatores de risco.
É um tumor de fácil detecção e o principal sintoma é o sangramento durante as evacuações.
Quais os principaissintomas do câncer do ânus?
- Dor ao evacuar
- Presença de “sangue vivo” nas fezes
- Coceira e ardência na região do ânus
- Secreções incomuns
- Incontinência fecal (impossibilidade de “segurar” as fezes)
Quais os principais tratamentos para o câncer do ânus
O tipo do tratamento do câncer do ânus dependerá do estágio do tumor. A estratégia mais realizada é a radioterapia associado a quimioterapia, possibilitando boas taxas de cura.
Quando não há regressão do tumor com esse tratamento, a cirurgia é indicada. Nos casos de recorrências do tumor, a cirurgia também é a opção terapêutica. Nos casos avançados, com metástases, a quimioterapia é o tratamento de escolha.
Ficou com alguma dúvida?Confira algumas perguntas frequentes
Como é feito o diagnóstico do câncer anal?
O câncer de ânus é fácil de diagnosticar devido a sua localização e a pessoa acometida geralmente percebe um desconforto ou amento de volume na região anal. Consulte a sessão “Quais são os principais sintomas” para mais informações. Alguns casos de câncer de ânus em pessoas com alto risco da doença são diagnosticados durante exames médicos de rotina.
Na presença de uma lesão suspeita, uma biópsia é indicada. Além disso, uma retossigmoidoscopia ou uma colonoscopia são geralmente solicitadas para que se avalie a parte interna do canal anal e o restante do intestino.
Além do HPV, existem outras causas do câncer anal?
Sim. O Tabagismo e o Vírus HIV também são fatores de risco para o câncer anal.
A colostomia é sempre necessária durante o tratamento?
Não. A cirurgia de colostomia temporária (desvio das fezes para um coletor na parede abdominal) só é realizada em casos de tumores muito avançados para favorecer o tratamento com a radioquimioterapia. Mas quando não o tumor não regride com o tratamento, uma cirurgia radical é indicada. Nesse caso, toda a região do ânus é removida juntamente com o tumor e uma colostomia definitiva é realizada.
Sou o Dr. Marciano Anghinoni
Bem-vindo ao meu site pessoal. Sou Médico Cirurgião Oncológico com formação complementar em tumores do aparelho digestivo, incluindo os tumores do fígado, pâncreas e vias biliares, além dos tumores do peritônio e retroperitônio. Atuo na cidade de Curitiba/PR.
Mais de 2.000 cirurgias
Mais de 20 anos de experiência
Agende a sua consultaagora mesmo
Ofereço atendimento personalizado e possuo serviço de concierge e parceria com empresa especializada em turismo médico para pacientes de outras cidades que desejam se tratar com nossa equipe em Curitiba.
Como posso te ajudar?
O tratamento do câncer exige agilidade e uma abordagem individualizada.
Meu foco de atuação é o tratamento dos tumores do aparelho digestivo, peritônio e retroperitônio. Após uma consulta humanizada, cada caso é discutido em uma reunião multidisciplinar com vários especialistas, uma tendência mundial que se reflete em melhores resultados e maior chance de cura. Quando uma cirurgia é indicada, realizo os procedimentos por via laparotômica (cirurgia aberta), laparoscópica ou robótica, de acordo com o caso e a indicação. Faço parte de uma equipe de cirurgiões especialistas focados no tratamento do câncer digestivo, que atua nos melhores e mais conceituados hospitais de Curitiba.
Meu consultório fica em Curitiba no Centro de Oncologia do Paraná, local de fácil acesso e um dos mais bem conceituados centros de tratamentos oncológicos do Brasil.
Faço parte do corpo clínico dos principais hospitais de Curitiba, onde realizo cirurgias oncológicas do aparelho digestivo por via convencional, laparoscópica e robótica.