Qual a relação entre a bactéria Helicobacter Pylori e o câncer de estômago?
Muitas pessoas têm dúvida da relação entre a bactéria Helicobacter Pytlori e o câncer de estômago quando realizam um exame de endoscopia.
câncer de estômago
câncer de estômago

Muitas pessoas têm dúvida da relação entre a bactéria Helicobacter Pytlori e o câncer de estômago quando realizam um exame de endoscopia.

O H. pylori, ou Helicobacter pylori, é uma bactéria que se desenvolve na parte mais interna do estômago, onde prejudica a barreira protetora e estimula a inflamação, podendo provocar sintomas como dor abdominal, azia, mal-estar, além de aumentar o risco para o desenvolvimento de úlceras e câncer.

Esta bactéria normalmente é identificada durante o exame de endoscopia, através de uma biópsia ou através do teste da urease, que são os métodos mais comuns para a detecção da bactéria.

A infecção com a bactéria Helicobacter pylori é considera uma das causas mais comuns do câncer de estômago. A infecção por um longo período pode produzir inflamação, chamada de gastrite crônica e lesões pré-cancerígenas no revestimento interno do estômago.

A presença da bactéria é muito comum na população geral, mas mesmo assim, a maioria das pessoas portadoras de H. pylori nunca desenvolve câncer.

Para que se evite a indução de resistência aos antibióticos, o tratamento é indicado na presença de algumas situações, sendo as principais:
• Gastrite crônica e úlcera gástrica;
• Tumor intestinal, do tipo carcinoma ou linfoma gástrico;
• Sintomas, como desconforto, queimação ou dor de estômago;
• História familiar de câncer gástrico.

É importante conversar com um especialista para que se defina quando é necessário o tratamento da infecção por H. pylori, que é feito com antibióticos.

Para mais informações escreva uma mensagem em nosso formulário de contato.

Sou o Dr. Marciano Anghinoni

Cirurgião oncológico com formação complementar focada no tratamento do câncer do aparelho digestivo, além de tumores do retroperitônio e das neoplasias peritoneais.

Atuo dentro de grupos de excelência no tratamento oncológico em Curitiba/PR.

Alguns conteúdos que também podem te interessar

Estudo da IARC e o potencial cancerígeno da carne vermelha

Estudo da IARC e o potencial cancerígeno da carne vermelha

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) da OMS está fazendo importantes descobertas sobre o potencial cancerígeno da carne vermelha. Estudos indicam uma forte associação entre o consumo desse alimento e o aumento do risco de câncer de cólon, reto, pâncreas e próstata.

ler mais

Categorias

Como posso te ajudar?

O tratamento do câncer exige agilidade e uma abordagem individualizada.

Meu foco de atuação é o tratamento dos tumores do aparelho digestivo, peritônio e retroperitônio. Após uma consulta humanizada, cada caso é discutido em uma reunião multidisciplinar com vários especialistas, uma tendência mundial que se reflete em melhores resultados e maior chance de cura. Quando uma cirurgia é indicada, realizo os procedimentos por via laparotômica (cirurgia aberta), laparoscópica ou robótica, de acordo com o caso e a indicação. Faço parte de uma equipe de cirurgiões especialistas focados no tratamento do câncer digestivo, que atua nos melhores e mais conceituados hospitais de Curitiba.

Meu consultório fica em Curitiba no Centro de Oncologia do Paraná, local de fácil acesso e um dos mais bem conceituados centros de tratamentos oncológicos do Brasil.

Faço parte do corpo clínico dos principais hospitais de Curitiba, onde realizo cirurgias oncológicas do aparelho digestivo por via convencional, laparoscópica e robótica.

Agende a sua consultaagora mesmo

Ofereço atendimento personalizado e possuo serviço de concierge e parceria com empresa especializada em turismo médico para pacientes de outras cidades que desejam se tratar com nossa equipe em Curitiba.