Cerca de 5 a 8% de todos os cânceres em todo o mundo são causados por exposições a agentes cancerígenos no local de trabalho, de acordo com o Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional dos Estados Unidos. Embora a taxa de cânceres relacionados ao local de trabalho tenha diminuído devido às regulamentações de segurança, a exposição a algumas poeiras, gases e produtos químicos pode aumentar o risco de câncer em pessoas frequentemente expostas. As profissões com maior risco de câncer são:
Trabalhos de escritório
Ficar sentado a maior parte do dia – seja em uma mesa, na frente de uma tela ou atrás do volante – pode aumentar o risco de câncer. Algumas pesquisas revelaram que pessoas que ficavam sentados por mais de 8 horas por dia sem nenhuma atividade física tinham um risco de morrer semelhante ao risco representado pela obesidade e pelo tabagismo. Horas extras, sentar-se regularmente por longos períodos de tempo pode causar outros efeitos adversos, como: aumento da pressão arterial e dos níveis de colesterol, e excesso de gordura corporal ao redor da cintura.
Trabalho por turnos
Perturbações crônicas dos ritmos circadianos naturais têm sido associadas a um aumento em uma variedade de distúrbios, incluindo câncer. Quando você trabalha no turno da noite – como motoristas de táxi ou caronas, estoquista de mercadorias ou policiais – o ritmo circadiano natural do seu corpo é interrompido. Isso pode causar alterações não apenas nos padrões de sono, mas também em outras atividades, como a temperatura corporal e a digestão. Alguns estudos demonstraram que o desenvolvimento do câncer está intimamente relacionado a perda do equilíbrio circadiano.
Trabalhos agrícolas e florestais
A exposição ao sol pode causar queimaduras por raios ultravioleta, aumentando o risco de câncer de pele ou melanoma. Isso é especialmente verdadeiro em áreas ou climas onde há maior exposição ao sol e em pessoas com pele clara ou com histórico familiar de câncer de pele. A exposição a alguns produtos químicos agrícolas – como pesticidas e fertilizantes ou fumaça do motor à diesel das máquinas agrícolas – também pode aumentar o risco de cânceres como linfoma e leucemia.
Empregos na fabricação de borracha
Trabalhar em fábricas que produzem pneus, luvas de borracha, elásticos e outros produtos de borracha aumenta a exposição a produtos químicos cancerígenos. Produtos químicos e toxinas da fabricação de borracha são mais frequentemente absorvidos pela pele e não apenas por inalação. Além disso, alguns estudos revelaram que determinados produtos químicos da indústria da borracha estão relacionados a um risco elevado de câncer de bexiga, leucemia, pulmão e estômago.
Obras de construção e mineração
O maior risco para os trabalhadores da construção é a exposição ao amianto (asbesto). Estima-se que 1,3 milhão de trabalhadores da construção e da indústria em geral estão potencialmente expostos ao amianto a cada ano. Os cânceres associados à exposição ao amianto incluem laringe, pulmão, ovário e mesotelioma. Os mineiros também correm o risco de exposição ao amianto, mas os trabalhadores subterrâneos também têm maior probabilidade de encontrar urânio e radônio, o que pode levar a um risco maior de câncer. Trabalhar em minas pode colocá-lo em risco de uma variedade de cânceres, incluindo câncer de cérebro, mesotelioma, estômago e tireoide. Felizmente, a utilização do amianto como matéria prima para fabricação de telhas e outros produtos, está proibida no Brasil desde 2017.
Reduzindo o risco de câncer relacionado à carreira
Entre essas profissões, existem algumas medidas preventivas que você pode tomar para reduzir o risco de câncer. Se estiver trabalhando na construção, na agricultura ou em um trabalho que exija que você fique ao ar livre a maior parte do dia, use protetor solar e limite a exposição tanto quanto possível encontrando sombra quando possível. Os óculos de sol também são importantes para proteger os olhos dos nocivos raios ultravioleta.
Campos como construção e fabricação de borracha têm leis que protegem os trabalhadores e limitam a exposição a produtos químicos e ao amianto. Esses regulamentos protegem os trabalhadores, exigindo que eles usem equipamentos de proteção (como máscaras faciais) e definindo limites legais de exposição ao amianto. Parar ou nunca fumar pode ajudar a diminuir o risco de câncer de pulmão relacionado ao amianto.
Se você trabalha sentado a maior parte do dia, faça pausas e fique de pé ou faça uma breve caminhada a cada 30 minutos. Estudos mostram que uma hora de exercícios moderados por dia neutraliza os efeitos de trabalhar sentado por longos períodos.
Para outros assuntos relacionados a oncologia conheça nosso canal no YouTube: www.youtube.com/c/DrMarcianoAnghinoni