Quais atividades profissionais estão mais relacionadas ao risco de câncer?
Trabalhos de escritório, trabalho por turnos, trabalhos agrícolas e florestais, empregos na fabricação de borracha, obras de construção e mineração, são atividades profissionais que tem de 5 a 8% de chances de causar algum tipo de câncer.
Câncer e o Local de Trabalho
Câncer e o Local de Trabalho

Cerca de 5 a 8% de todos os cânceres em todo o mundo são causados por exposições a agentes cancerígenos no local de trabalho, de acordo com o Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional dos Estados Unidos. Embora a taxa de cânceres relacionados ao local de trabalho tenha diminuído devido às regulamentações de segurança, a exposição a algumas poeiras, gases e produtos químicos pode aumentar o risco de câncer em pessoas frequentemente expostas. As profissões com maior risco de câncer são:

Trabalhos de escritório

Ficar sentado a maior parte do dia – seja em uma mesa, na frente de uma tela ou atrás do volante – pode aumentar o risco de câncer. Algumas pesquisas revelaram que pessoas que ficavam sentados por mais de 8 horas por dia sem nenhuma atividade física tinham um risco de morrer semelhante ao risco representado pela obesidade e pelo tabagismo. Horas extras, sentar-se regularmente por longos períodos de tempo pode causar outros efeitos adversos, como: aumento da pressão arterial e dos níveis de colesterol, e excesso de gordura corporal ao redor da cintura.

Trabalho por turnos

Perturbações crônicas dos ritmos circadianos naturais têm sido associadas a um aumento em uma variedade de distúrbios, incluindo câncer. Quando você trabalha no turno da noite – como motoristas de táxi ou caronas, estoquista de mercadorias ou policiais – o ritmo circadiano natural do seu corpo é interrompido. Isso pode causar alterações não apenas nos padrões de sono, mas também em outras atividades, como a temperatura corporal e a digestão. Alguns estudos demonstraram que o desenvolvimento do câncer está intimamente relacionado a perda do equilíbrio circadiano.

Trabalhos agrícolas e florestais

A exposição ao sol pode causar queimaduras por raios ultravioleta, aumentando o risco de câncer de pele ou melanoma. Isso é especialmente verdadeiro em áreas ou climas onde há maior exposição ao sol e em pessoas com pele clara ou com histórico familiar de câncer de pele. A exposição a alguns produtos químicos agrícolas – como pesticidas e fertilizantes ou fumaça do motor à diesel das máquinas agrícolas – também pode aumentar o risco de cânceres como linfoma e leucemia.

Empregos na fabricação de borracha

Trabalhar em fábricas que produzem pneus, luvas de borracha, elásticos e outros produtos de borracha aumenta a exposição a produtos químicos cancerígenos. Produtos químicos e toxinas da fabricação de borracha são mais frequentemente absorvidos pela pele e não apenas por inalação. Além disso, alguns estudos revelaram que determinados produtos químicos da indústria da borracha estão relacionados a um risco elevado de câncer de bexiga, leucemia, pulmão e estômago.

Obras de construção e mineração

O maior risco para os trabalhadores da construção é a exposição ao amianto (asbesto). Estima-se que 1,3 milhão de trabalhadores da construção e da indústria em geral estão potencialmente expostos ao amianto a cada ano. Os cânceres associados à exposição ao amianto incluem laringe, pulmão, ovário e mesotelioma. Os mineiros também correm o risco de exposição ao amianto, mas os trabalhadores subterrâneos também têm maior probabilidade de encontrar urânio e radônio, o que pode levar a um risco maior de câncer. Trabalhar em minas pode colocá-lo em risco de uma variedade de cânceres, incluindo câncer de cérebro, mesotelioma, estômago e tireoide. Felizmente, a utilização do amianto como matéria prima para fabricação de telhas e outros produtos, está proibida no Brasil desde 2017.

Reduzindo o risco de câncer relacionado à carreira

Entre essas profissões, existem algumas medidas preventivas que você pode tomar para reduzir o risco de câncer. Se estiver trabalhando na construção, na agricultura ou em um trabalho que exija que você fique ao ar livre a maior parte do dia, use protetor solar e limite a exposição tanto quanto possível encontrando sombra quando possível. Os óculos de sol também são importantes para proteger os olhos dos nocivos raios ultravioleta.

Campos como construção e fabricação de borracha têm leis que protegem os trabalhadores e limitam a exposição a produtos químicos e ao amianto. Esses regulamentos protegem os trabalhadores, exigindo que eles usem equipamentos de proteção (como máscaras faciais) e definindo limites legais de exposição ao amianto. Parar ou nunca fumar pode ajudar a diminuir o risco de câncer de pulmão relacionado ao amianto.

Se você trabalha sentado a maior parte do dia, faça pausas e fique de pé ou faça uma breve caminhada a cada 30 minutos. Estudos mostram que uma hora de exercícios moderados por dia neutraliza os efeitos de trabalhar sentado por longos períodos.

Para outros assuntos relacionados a oncologia conheça nosso canal no YouTube: www.youtube.com/c/DrMarcianoAnghinoni

Sou o Dr. Marciano Anghinoni

Cirurgião oncológico com formação complementar focada no tratamento do câncer do aparelho digestivo, além de tumores do retroperitônio e das neoplasias peritoneais.

Atuo dentro de grupos de excelência no tratamento oncológico em Curitiba/PR.

Alguns conteúdos que também podem te interessar

Estudo da IARC e o potencial cancerígeno da carne vermelha

Estudo da IARC e o potencial cancerígeno da carne vermelha

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) da OMS está fazendo importantes descobertas sobre o potencial cancerígeno da carne vermelha. Estudos indicam uma forte associação entre o consumo desse alimento e o aumento do risco de câncer de cólon, reto, pâncreas e próstata.

ler mais

Categorias

Como posso te ajudar?

O tratamento do câncer exige agilidade e uma abordagem individualizada.

Meu foco de atuação é o tratamento dos tumores do aparelho digestivo, peritônio e retroperitônio. Após uma consulta humanizada, cada caso é discutido em uma reunião multidisciplinar com vários especialistas, uma tendência mundial que se reflete em melhores resultados e maior chance de cura. Quando uma cirurgia é indicada, realizo os procedimentos por via laparotômica (cirurgia aberta), laparoscópica ou robótica, de acordo com o caso e a indicação. Faço parte de uma equipe de cirurgiões especialistas focados no tratamento do câncer digestivo, que atua nos melhores e mais conceituados hospitais de Curitiba.

Meu consultório fica em Curitiba no Centro de Oncologia do Paraná, local de fácil acesso e um dos mais bem conceituados centros de tratamentos oncológicos do Brasil.

Faço parte do corpo clínico dos principais hospitais de Curitiba, onde realizo cirurgias oncológicas do aparelho digestivo por via convencional, laparoscópica e robótica.

Agende a sua consultaagora mesmo

Ofereço atendimento personalizado e possuo serviço de concierge e parceria com empresa especializada em turismo médico para pacientes de outras cidades que desejam se tratar com nossa equipe em Curitiba.