De acordo com um estudo, publicado em maio desse ano, numa das mais conceituadas revistas científicas do mundo, a Nature Medicine, o uso de um algoritmo de Inteligência Artificial (IA) se mostrou uma nova esperança no diagnóstico precoce do câncer de pâncreas, um dos mais mortais e de difícil diagnóstico.
Diagnóstico de câncer com ajuda da IA inteligência artificial
A pesquisa, mencionada acima, foi realizada por cientistas da Faculdade de Medicina de Harvard (EUA) e da Universidade de Copenhague (Dinamarca). Para o estudo, um algoritmo foi treinado para analisar nove milhões de registros de pacientes da Dinamarca e dos Estados Unidos. Após isso, os pesquisadores, solicitaram ao modelo de IA que indicasse sinais relacionados ao câncer de pâncreas, com base nos dados contidos nos registros.
Com base em combinações de dados codificados de doenças e de fatores clínicos no momento do diagnóstico, o modelo de inteligência artificial conseguiu prever quais pacientes provavelmente desenvolveriam câncer pancreático no futuro, até 3 anos antes de sua ocorrência.
Câncer de Pâncreas: difícil diagnóstico
Atualmente, não existem ferramentas capazes de rastrear amplamente o câncer de pâncreas. Assim, aqueles com histórico familiar e certas mutações genéticas que os predispõem ao câncer de pâncreas são rastreados de maneira direcionada. Mas essas triagens direcionadas conseguem ajudar poucos pacientes.
Um dos maiores desafios no combate ao câncer de pâncreas é o diagnóstico precoce, pois, em estágios mais avançados a chance de cura é muito baixa. Esse estudo, portanto, aponta para uma revolução nos métodos de rastreamento e diagnóstico precoce do câncer. Além disso, o potencial de aplicabilidade prática é alto, já que o custo será baixo, em razão do algoritmo utilizar somente informações do histórico clínico e estilo de vida daquela pessoa.
IA (inteligência artificial) e diagnóstico precoce do câncer de pâncreas: uma nova realidade
A esperança que se apresenta com base neste estudo é a de que possamos curar mais pacientes, por meio do diagnóstico precoce, e possivelmente, até interromper o processo de aparecimento da doença em pacientes que apresentem fatores de risco evitáveis bem estabelecidos. Boas notícias, o futuro desta tecnologia é promissor!
Mais informações sobre o câncer de pâncreas, visite esta página do site: https://marcianoanghinoni.med.br/tratamentos/cancer-de-pancreas/