A pandemia de Coronavírus (Covid-19) vai mudar muito a nossa rotina nos próximos dias. Como não há tratamento efetivo e nem vacina ainda desenvolvida, a melhor atitude é diminuirmos a velocidade de propagação para não saturar os sistemas de saúde, com foco na prevenção.
Os pacientes oncológicos, com câncer ou em tratamento do câncer, correm o mesmo risco de contrair o Coronavírus (Covid-19) do que as pessoas em geral. No entanto, estes pacientes, por estarem com sua imunidade diminuída, têm maior chance de desenvolver as formas graves da doença, que pode levar ao óbito. Isso também acontece com pessoas: idosas, com doenças autoimunes, com pressão alta, com problemas cardíacos, com diabetes ou que fazem uso de certos medicamentos para baixar a imunidade, como os corticoides.
Dados oficiais da China, divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) revelaram que enquanto a taxa de mortalidade geral do Coronavírus (Covid-19) está estimada, na China, em 2,3%, nos pacientes com câncer está em torno de 5,6%. Portanto os cuidados devem ser ainda maiores e as medidas de prevenção devem ser rigorosamente cumpridas nesses grupos de pacientes, incluindo os pacientes oncológicos.
Dicas de Prevenção
Abaixo, seguem algumas das medidas de prevenção, com base científica, que valem para os pacientes com câncer e para todas as demais pessoas:
– Evite o contato físico ou ficar próximo de pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda (tosse, coriza, febre);
– Evite locais com aglomerações de pessoas, especialmente locais fechados;
– Lave as mãos frequentemente com água e sabão, por pelo menos 20 segundos, principalmente após ter contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar;
– Use álcool gel para desinfecção das mãos, se não houver água e sabão por perto;
– Use lenços descartáveis para higiene nasal e evitar o uso de lenços de pano;
– Cubra o nariz e a boca sempre que for espirrar ou tossir de preferência com um lenço descartável;
– Evite cobrir a boca com a mão na hora do espirro. Se você não tiver lenços descartáveis, prefira usar o braço;
– Evite tocar os olhos, nariz e boca;
– Desinfete com álcool os objetos e as superfícies que sejam tocados com frequência;
– Evite cumprimentar pessoas com apertos de mão. Prefira um aceno acompanhado de um sorriso;
– Mantenha os ambientes de casa ou trabalho muito bem ventilados;
– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como copos, garrafas e talheres.
Por fim, fique atento às orientações dos serviços de saúde de sua cidade, sobre como proceder em caso de suspeita de contaminação por Coronavírus (Covid-19). A prevenção continua sendo o melhor remédio. Vamos todos juntos enfrentar esta pandemia, cada um fazendo sua parte!