Câncer do fígado e pâncreas são incluídos pela primeira vez na publicação Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, lançada pelo INCA
Os cânceres de pâncreas e de fígado estão entre os mais agressivos e mortais. No Brasil a incidência desses cânceres era baixa, mas o risco de uma pessoa brasileira morrer por um câncer de pâncreas ou fígado quase dobrou na última década.
Em razão disso, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), que periodicamente publica um documento sobre as estimativas de incidência dos principais cânceres, incluiu, pela primeira vez, esses dois tipos de câncer nas últimas estimativas, recentemente publicadas, com dados para o triênio 2023-2025.
Os principais responsáveis pelos cânceres de fígado e pâncreas.
Enquanto o câncer de fígado se relaciona principalmente com infecções virais (hepatite B e C) e doenças hepáticas crônicas, que podem estar relacionadas ao etilismo e a obesidade, para o câncer do pâncreas, os principais fatores de risco são o tabagismo e a obesidade.
Assim como nos Estados Unidos, que tem alta incidência desses tipos de câncer, parece que quanto mais “ocidentalizado” é o país, mais se observa esse fenômeno do aumento da incidência desses dois tipos de câncer. No Brasil, o aumento dos índices de obesidade, e mudança de hábitos alimentares como o consumo regular e excessivo de alimentos ultraprocesssados, associado ao sedentarismo, são fatores atribuídos a esses dados alarmantes.
Diferentes regiões do Brasil tem maior incidência de diferentes tipos de câncer.
Em relação ao Brasil, observa-se ainda que o aumento da incidência do câncer de fígado é maior no Norte e Nordeste, em razão da maior taxa de infecções por hepatites. Já o câncer de pâncreas tem uma maior incidência nas regiões Sul e Sudeste.
Hábitos de vida saudáveis são a principal prevenção.
As informações acima revelam que esses cânceres podem ser prevenidos, com a mudança de hábitos comportamentais. Portanto, se você se preocupa com a saúde e quer ter uma vida longa e saudável, comece a mudar seus hábitos e se prevenir.
Se você leu esse conteúdo, contribua com disseminação de informações úteis e de qualidade nas redes sociais, curtindo e compartilhando esse post!