Um alerta! Aumento da incidência de câncer do fígado e pâncreas no Brasil
Casos de câncer do fígado e pâncreas dobram no Brasil na última década. Confira artigo completo!

Câncer do fígado e pâncreas são incluídos pela primeira vez na publicação Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, lançada pelo INCA

Mulher adulta com camisa xadrez, com as mãos na barriga demonstrando dor. 
Ícones de fígado e pâncreas dentro de círculos azuis no canto direito da imagem.

Os cânceres de pâncreas e de fígado estão entre os mais agressivos e mortais. No Brasil a incidência desses cânceres era baixa, mas o risco de uma pessoa brasileira morrer por um câncer de pâncreas ou fígado quase dobrou na última década.

Em razão disso, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), que periodicamente publica um documento sobre as estimativas de incidência dos principais cânceres, incluiu, pela primeira vez, esses dois tipos de câncer nas últimas estimativas, recentemente publicadas, com dados para o triênio 2023-2025.

Os principais responsáveis pelos cânceres de fígado e pâncreas.

Enquanto o câncer de fígado se relaciona principalmente com infecções virais (hepatite B e C) e doenças hepáticas crônicas, que podem estar relacionadas ao etilismo e a obesidade, para o câncer do pâncreas, os principais fatores de risco são o tabagismo e a obesidade.

Assim como nos Estados Unidos, que tem alta incidência desses tipos de câncer, parece que quanto mais “ocidentalizado” é o país, mais se observa esse fenômeno do aumento da incidência desses dois tipos de câncer. No Brasil, o aumento dos índices de obesidade, e mudança de hábitos alimentares como o consumo regular e excessivo de alimentos ultraprocesssados, associado ao sedentarismo, são fatores atribuídos a esses dados alarmantes.

Diferentes regiões do Brasil tem maior incidência de diferentes tipos de câncer.

Em relação ao Brasil, observa-se ainda que o aumento da incidência do câncer de fígado é maior no Norte e Nordeste, em razão da maior taxa de infecções por hepatites. Já o câncer de pâncreas tem uma maior incidência nas regiões Sul e Sudeste.

Hábitos de vida saudáveis são a principal prevenção.

As informações acima revelam que esses cânceres podem ser prevenidos, com a mudança de hábitos comportamentais. Portanto, se você se preocupa com a saúde e quer ter uma vida longa e saudável, comece a mudar seus hábitos e se prevenir.

Se você leu esse conteúdo, contribua com disseminação de informações úteis e de qualidade nas redes sociais, curtindo e compartilhando esse post!

Sou o Dr. Marciano Anghinoni

Cirurgião oncológico com formação complementar focada no tratamento do câncer do aparelho digestivo, além de tumores do retroperitônio e das neoplasias peritoneais.

Atuo dentro de grupos de excelência no tratamento oncológico em Curitiba/PR.

Alguns conteúdos que também podem te interessar

Estudo da IARC e o potencial cancerígeno da carne vermelha

Estudo da IARC e o potencial cancerígeno da carne vermelha

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) da OMS está fazendo importantes descobertas sobre o potencial cancerígeno da carne vermelha. Estudos indicam uma forte associação entre o consumo desse alimento e o aumento do risco de câncer de cólon, reto, pâncreas e próstata.

ler mais

Categorias

Como posso te ajudar?

O tratamento do câncer exige agilidade e uma abordagem individualizada.

Meu foco de atuação é o tratamento dos tumores do aparelho digestivo, peritônio e retroperitônio. Após uma consulta humanizada, cada caso é discutido em uma reunião multidisciplinar com vários especialistas, uma tendência mundial que se reflete em melhores resultados e maior chance de cura. Quando uma cirurgia é indicada, realizo os procedimentos por via laparotômica (cirurgia aberta), laparoscópica ou robótica, de acordo com o caso e a indicação. Faço parte de uma equipe de cirurgiões especialistas focados no tratamento do câncer digestivo, que atua nos melhores e mais conceituados hospitais de Curitiba.

Meu consultório fica em Curitiba no Centro de Oncologia do Paraná, local de fácil acesso e um dos mais bem conceituados centros de tratamentos oncológicos do Brasil.

Faço parte do corpo clínico dos principais hospitais de Curitiba, onde realizo cirurgias oncológicas do aparelho digestivo por via convencional, laparoscópica e robótica.

Agende a sua consultaagora mesmo

Ofereço atendimento personalizado e possuo serviço de concierge e parceria com empresa especializada em turismo médico para pacientes de outras cidades que desejam se tratar com nossa equipe em Curitiba.