Câncer de Pâncreas: Uma emergência médica?
Neste texto comento sobre um artigo que aborda o câncer de pâncreas e foi publicado na revista científica Lancet Gastroenterology and Hepatology.
câncer de pâncreas
Detalhe do Pâncreas Humano

A edição de fevereiro de 2021 da conceituada revista científica Lancet Gastroenterology and Hepatology apresenta um editorial com a pergunta Pancreatic câncer: state of emergency? (Câncer de Pâncreas: uma emergência?)

O artigo pontua que apesar de todos os avanços terapêuticos oncológicos nas últimas duas décadas, o tratamento do câncer de pâncreas não apresentou evolução significativa, e o prognóstico ainda continua desolador, com apenas 5 a 10% dos pacientes vivendo mais de 5 anos após o diagnóstico.

Um dos maiores problemas relacionados à baixa taxa de sobrevida, é o diagnóstico tardio da doença, já que muitos dos sintomas iniciais são inespecíficos, como a dor abdominal e lombar e a perda de peso. Esses sintomas são encontrados em diversas outras doenças e muitas vezes nem os profissionais de saúde desconfiam da doença e realizam uma investigação adequada. Os principais fatores de risco para o câncer de pâncreas são o tabagismo, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, o sedentarismo, a obesidade.

O diagnóstico precoce oferece a melhor chance de tratamento e a cirurgia ainda continua sendo o pilar central do tratamento, e a única modalidade capaz de oferecer cura. Nos pacientes candidatos a cirurgia, as terapias multimodais, como a quimioterapia antes ou após a cirurgias, e também a radioterapia, podem ser associadas, visando aumentar a taxa de controle da doença e a sobrevida.

Infelizmente não existem campanhas de rastreamento para essa doença na maioria dos países, mas acredita-se que nos próximos anos, exames laboratoriais, que têm sido chamados de biópsia líquida, possam detectar o câncer de pâncreas, além de outros tumores, em estágios bem iniciais. Enquanto isso, o alerta deve ser para as pessoas se conscientizarem sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Evitar o tabagismo, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, adotar um estilo de vida saudável combatendo a obesidade e realizar consultas médicas frequentes são importantes medidas no combate a esse tipo de câncer que é considerado um dos mais mortais.

O artigo finaliza alertando que se se faz necessário uma força tarefa global, com esforços concentrados e coordenados, com compartilhamento de conhecimento científico e a oferta do melhor tratamento possível aos pacientes. Somente dessa maneira conseguiremos mitigar os efeitos dessa emergência oncológica.

Sou o Dr. Marciano Anghinoni

Cirurgião oncológico com formação complementar focada no tratamento do câncer do aparelho digestivo, além de tumores do retroperitônio e das neoplasias peritoneais.

Atuo dentro de grupos de excelência no tratamento oncológico em Curitiba/PR.

Alguns conteúdos que também podem te interessar

Estudo da IARC e o potencial cancerígeno da carne vermelha

Estudo da IARC e o potencial cancerígeno da carne vermelha

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) da OMS está fazendo importantes descobertas sobre o potencial cancerígeno da carne vermelha. Estudos indicam uma forte associação entre o consumo desse alimento e o aumento do risco de câncer de cólon, reto, pâncreas e próstata.

ler mais

Categorias

Como posso te ajudar?

O tratamento do câncer exige agilidade e uma abordagem individualizada.

Meu foco de atuação é o tratamento dos tumores do aparelho digestivo, peritônio e retroperitônio. Após uma consulta humanizada, cada caso é discutido em uma reunião multidisciplinar com vários especialistas, uma tendência mundial que se reflete em melhores resultados e maior chance de cura. Quando uma cirurgia é indicada, realizo os procedimentos por via laparotômica (cirurgia aberta), laparoscópica ou robótica, de acordo com o caso e a indicação. Faço parte de uma equipe de cirurgiões especialistas focados no tratamento do câncer digestivo, que atua nos melhores e mais conceituados hospitais de Curitiba.

Meu consultório fica em Curitiba no Centro de Oncologia do Paraná, local de fácil acesso e um dos mais bem conceituados centros de tratamentos oncológicos do Brasil.

Faço parte do corpo clínico dos principais hospitais de Curitiba, onde realizo cirurgias oncológicas do aparelho digestivo por via convencional, laparoscópica e robótica.

Agende a sua consultaagora mesmo

Ofereço atendimento personalizado e possuo serviço de concierge e parceria com empresa especializada em turismo médico para pacientes de outras cidades que desejam se tratar com nossa equipe em Curitiba.