Atualmente, não existe apenas uma maneira de tratar o câncer. Nas últimas três décadas, ocorreram diversos avanços no diagnóstico e tratamento do câncer. Hoje temos a sorte de contar com um número cada vez maior de opções de tratamento que estão contribuindo para resultados mais bem-sucedidos e taxas de sobrevivência mais altas. Mas, compreender todas essas opções – e descobrir a melhor forma de aplicá-las a pacientes individuais – exige uma abordagem coordenada.
O que é o atendimento multidisciplinar?
É aí que entra o atendimento multidisciplinar. Contrapondo a abordagem clássica, do paciente ter seu tratamento definido por um único médico, o atendimento multidisciplinar é uma abordagem de equipe que envolve um grupo de especialistas e profissionais de saúde. O objetivo é oferecer o melhor tratamento possível e, ao mesmo tempo, capacitar os pacientes e ajudá-los a manter sua qualidade de vida. Isso exige uma gama de especialistas, cada um trazendo algo valioso em prol do tratamento.
Quais profissionais encontro numa equipe multidisciplinar?
A equipe de profissionais pode incluir profissionais de várias áreas, como oncologistas clínicos, cirurgiões, radio-oncologistas, geneticistas, radiologistas, patologistas, enfermeiros, geneticistas, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e farmacêuticos.
Incluir médicos de diferentes especialidades em uma equipe de atendimento é fundamental para mapear o plano de tratamento mais bem-sucedido. Isso também pode dar aos pacientes acesso a opções de tratamento que seu oncologista principal pode não ter considerado, como um ensaio clínico sendo conduzido em outra área ou outro centro.
O atendimento multidisciplinar é, portanto, o padrão-ouro na maioria dos centros de tratamento de excelência de câncer hoje.
Para outros assuntos relacionados a oncologia continue navegando em nosso site: marcianoanghinoni.com.br