Durante o tratamento do câncer a vida continua
Hoje vivenciamos uma nova era da Oncologia, como tratamentos mais modernos, menos mutilantes, menos invasivos e novas possibilidades terapêuticas, como a imunoterapia.

Hoje vivenciamos uma nova era da Oncologia,  como tratamentos mais modernos, menos mutilantes, menos invasivos e  novas possibilidades terapêuticas, como a imunoterapia.

O diagnóstico de câncer não deve se constituir num atestado de exclusão social.

Diversos tratamentos modernos são realizados com substâncias cujos efeitos colaterais são menos intensos e limitantes do que já foram em outras eras da oncologia . Dependendo do tipo do câncer e do tipo de atividade profissional, é possível em muitos casos, que o paciente mantenha seu vínculo profissional, com algumas mudanças de rotinas.

Muitos pacientes precisam se afastar de suas atividades profissionais, mas essa pode ser uma boa oportunidade para a pessoa se envolver em novos projetos, ler um livro que estava na gaveta há muito tempo, fazer um curso on-line, estudar uma língua estrangeira…..

Na maioria das vezes, não há razão para o paciente se excluir de seu convívio social , ou deixar de  frequentar festas e eventos.

As atividades físicas devem ser mantidas, mas agora, com supervisão de profissionais da área. Diversos estudos científicos revelam que a prática da atividade física durante o tratamento do câncer, melhora os resultados do tratamento e aumenta a chance de cura.

Muitos tratamentos não permitem exposição solar prolongada, mas o paciente pode e deve , frequentar ambientes como a praia e locais turísticos e de lazer, desde que com a devida proteção solar e fora dos horários de sol mais intenso.

Manter uma alimentação saudável, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e manter a mente ocupada com atividades que propiciem prazer, são atitudes que contribuem positivamente no enfrentamento das emoções dessa fase.

Lembre-se: o câncer não é contagioso. Pelo contrário, a convivência do paciente com pessoas felizes e que despertem sentimentos de alegria e esperança são cruciais e desempenham papel terapêutico  para a pessoa com câncer.

Sou o Dr. Marciano Anghinoni

Cirurgião oncológico com formação complementar focada no tratamento do câncer do aparelho digestivo, além de tumores do retroperitônio e das neoplasias peritoneais.

Atuo dentro de grupos de excelência no tratamento oncológico em Curitiba/PR.

Alguns conteúdos que também podem te interessar

Estudo da IARC e o potencial cancerígeno da carne vermelha

Estudo da IARC e o potencial cancerígeno da carne vermelha

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) da OMS está fazendo importantes descobertas sobre o potencial cancerígeno da carne vermelha. Estudos indicam uma forte associação entre o consumo desse alimento e o aumento do risco de câncer de cólon, reto, pâncreas e próstata.

ler mais

Categorias

Como posso te ajudar?

O tratamento do câncer exige agilidade e uma abordagem individualizada.

Meu foco de atuação é o tratamento dos tumores do aparelho digestivo, peritônio e retroperitônio. Após uma consulta humanizada, cada caso é discutido em uma reunião multidisciplinar com vários especialistas, uma tendência mundial que se reflete em melhores resultados e maior chance de cura. Quando uma cirurgia é indicada, realizo os procedimentos por via laparotômica (cirurgia aberta), laparoscópica ou robótica, de acordo com o caso e a indicação. Faço parte de uma equipe de cirurgiões especialistas focados no tratamento do câncer digestivo, que atua nos melhores e mais conceituados hospitais de Curitiba.

Meu consultório fica em Curitiba no Centro de Oncologia do Paraná, local de fácil acesso e um dos mais bem conceituados centros de tratamentos oncológicos do Brasil.

Faço parte do corpo clínico dos principais hospitais de Curitiba, onde realizo cirurgias oncológicas do aparelho digestivo por via convencional, laparoscópica e robótica.

Agende a sua consultaagora mesmo

Ofereço atendimento personalizado e possuo serviço de concierge e parceria com empresa especializada em turismo médico para pacientes de outras cidades que desejam se tratar com nossa equipe em Curitiba.