Mortes por câncer caíram 25%
Recentemente um relatório americano sobre dados históricos de câncer nos Estados Unidos, mostrou que as mortes por câncer caíram 25% desde que atingiram o pico em 1991.
A queda significa que 2,1 milhões de pessoas deixaram de morrer de câncer entre 1991 a 2014, levando em consideração as taxas de 1991.
No relatório, os pesquisadores atribuíram a queda nas taxas de mortalidade para as reduções no tabagismo e os avanços na detecção precoce e tratamento do câncer.
O relatório foi publicado em 5 de janeiro de 2017, pela Sociedade Americana do Câncer.
“As contínuas quedas na taxa de mortalidade por câncer são um sinal poderoso do potencial que temos para reduzir o número de mortes do câncer”, disse em comunicado Otis Brawley, diretor médico da Sociedade Americana de Câncer. “
Ainda, “que o sucesso exigirá mais pesquisa clínica e básica para melhorar a detecção precoce e o tratamento, bem como estratégias para aumentar comportamentos saudáveis em todo o país.”
Finalmente uma boa notícia sobre câncer, revelando que a mudança comportamental da população aliada aos avanços da medicina, tornaram-se uma combinação efetiva na reversão do cenário de alta mortalidade por câncer das décadas anteriores.