27/12/2016
Obesidade em pacientes com história de câncer
A obesidade foi mais predominante em pacientes com história de câncer de intestino e câncer de mama
Prato de comida com fita métrica
Existe uma relação entre obesidade e câncer.

Um estudo recente realizado na Escola de Saúde Pública da Universidade de Columbia-EUA e publicado numa revista científica de grande relevância, o Journal of Clinical Oncology, revelou que a obesidade foi mais prevalente em pacientes com história de câncer de intestino e câncer de mama, quando se comparou com a população geral.

Taxas de obesidade entre os sobreviventes de câncer

Este estudo é um dos primeiros a comparar taxas de obesidade entre os sobreviventes de câncer dos EUA e adultos sem história de câncer.

Foram analisados 32.447 pacientes que trataram câncer, entre 1997 a 2014.

Os grupos de pessoas com as taxas mais altas de obesidade crescente foram os sobreviventes de câncer colorretal seguidos por sobreviventes de câncer de mama.

No período do estudo, a prevalência de obesidade aumentou de 22% para 32% em sobreviventes de câncer e de 21% para 29% de adultos sem história de câncer.

Durante este tempo, as taxas de obesidade aumentaram mais rapidamente nas mulheres com câncer de mama e intestino em comparação com os homens com o mesmos cânceres e também em comparação com as mulheres sem história de câncer.

Obesidade é um problema crescente de saúde pública

Os resultados do estudo sugerem que a obesidade é um problema crescente de saúde pública, incluindo os pacientes que tiveram câncer.

Essa situação deve ser encarada pela comunidade científica e órgãos de saúde pública mundial como um alvo para intervenções direcionadas, incluindo esforços de controle de peso para evitar as crescentes tendências de obesidade que estamos constatando em pacientes que tiveram câncer.

Texto: Dr. Marciano Anghinoni

Referência: H. Greenlee, Z. Shi, C.L. Sardo Molmenti, A. Rundle, W. Y. Tsai. Tendências da Prevalência da Obesidade em Adultos com História de Câncer: Resultados da Pesquisa Nacional de Saúde dos EUA, 1997 a 2014. Journal of Clinical Oncology, 2016; DOI: 10.1200 / JCO.2016.66.4391

Sou o Dr. Marciano Anghinoni

Cirurgião oncológico com formação complementar focada no tratamento do câncer do aparelho digestivo, além de tumores do retroperitônio e das neoplasias peritoneais.

Atuo dentro de grupos de excelência no tratamento oncológico em Curitiba/PR.

Alguns conteúdos que também podem te interessar

Estudo da IARC e o potencial cancerígeno da carne vermelha

Estudo da IARC e o potencial cancerígeno da carne vermelha

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) da OMS está fazendo importantes descobertas sobre o potencial cancerígeno da carne vermelha. Estudos indicam uma forte associação entre o consumo desse alimento e o aumento do risco de câncer de cólon, reto, pâncreas e próstata.

ler mais

Categorias

Como posso te ajudar?

O tratamento do câncer exige agilidade e uma abordagem individualizada.

Meu foco de atuação é o tratamento dos tumores do aparelho digestivo, peritônio e retroperitônio. Após uma consulta humanizada, cada caso é discutido em uma reunião multidisciplinar com vários especialistas, uma tendência mundial que se reflete em melhores resultados e maior chance de cura. Quando uma cirurgia é indicada, realizo os procedimentos por via laparotômica (cirurgia aberta), laparoscópica ou robótica, de acordo com o caso e a indicação. Faço parte de uma equipe de cirurgiões especialistas focados no tratamento do câncer digestivo, que atua nos melhores e mais conceituados hospitais de Curitiba.

Meu consultório fica em Curitiba no Centro de Oncologia do Paraná, local de fácil acesso e um dos mais bem conceituados centros de tratamentos oncológicos do Brasil.

Faço parte do corpo clínico dos principais hospitais de Curitiba, onde realizo cirurgias oncológicas do aparelho digestivo por via convencional, laparoscópica e robótica.

Agende a sua consultaagora mesmo

Ofereço atendimento personalizado e possuo serviço de concierge e parceria com empresa especializada em turismo médico para pacientes de outras cidades que desejam se tratar com nossa equipe em Curitiba.