O diabetes é um fator de risco para o câncer de pâncreas, mas o câncer de pâncreas também pode provocar o diabetes.
O que dizem as pesquisas recentes sobre diabetes e câncer de pâncreas
Pesquisas recentes, levantaram a hipótese de que os diabéticos normalmente também são obesos, o que é um fator de risco para o câncer de pâncreas. Fora isso, as alterações provocadas pela própria doença no pâncreas também poderiam converter as células saudáveis em malignas.
Sobre a relação inversa, ou seja, pessoas que tem câncer de pâncreas e desenvolvem diabetes, sabe-se que o câncer de pâncreas começa silencioso e vai alterando o funcionamento desse órgão, que passa a produzir menos insulina, levando ao diabetes.
O câncer de pâncreas e o diagnóstico precoce
O câncer de pâncreas segue como um dos mais mortais e sem novos tratamentos capazes de impactar as baixas taxas de cura. Em razão disso o diagnóstico precoce torna-se um fator crucial para que a doença seja tratada num estágio inicial, onde a chance de cura, é maior.
Recentemente pesquisas em grandes centros, como o Hospital Mayo Clinic, nos Estados Unidos, encontraram uma maneira simples de levantar suspeitas sobre a presença do câncer de pâncreas antes de ele apresentar sintomas: a dosagem do nível de glicose no sangue.
De acordo com esse estudo, isso seria uma maneira de se aumentar a chance de diagnóstico precoce de câncer de pâncreas, um tumor que não causa nenhum sintoma em sua fase inicial.
Dessa maneira, o aumento da glicemia (taxa de açúcar no sangue) conseguiria antecipar o diagnóstico do câncer de pâncreas, como sugerem os estudos realizados nos Estados Unidos.
O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura do câncer de pâncreas
Na prática, isso significa que uma pessoa adulta que apresenta um diabetes de início recente, diagnosticada em exames de sangue, deve realizar uma investigação complementar, principalmente se a pessoa não é obesa e não tem histórico familiar de diabetes.
Para saber mais sobre o câncer de pâncreas clique aqui.
Também falo sobre o câncer de pâncreas no meu canal do YouTube. Assista aqui!
Dr. Marciano Anghinoni
Cirurgia Oncológica
Tratamento do câncer do aparelho digestivo