Saiba mais sobre o Tratamento do Câncer do duodeno e Intestino delgado
O câncer do intestino delgado é o menos comum entre os tumores do trato gastrointestinal
O que é ocâncer do duodeno e intestino delgado
O intestino delgado é o órgão mais longo do trato digestivo, podendo atingir mais de 5 metros de comprimento. O duodeno representa a primeira porção do intestino delgado. O câncer do intestino delgado é menos comum do que a maioria dos outros tipos de câncer do aparelho digestivo.
Os fatores de risco incluem o tabagismo, etilismo, dietas ricas em carne vermelha e alimentos processados, doença celíaca e algumas síndromes genéticas. O tumor maligno mais comum é o adenocarcinoma, mas outros tumores podem acometer o intestino delgado, como os tumores neuroendócrinos, os tumores estromais (GIST) e os linfomas
Alguns dados quevocê precisa saber!
O Câncer de intestino delgado é um dos menos comuns do sistema gastrointestinal
O diagnóstico é difícil, por isso torna-se importante ficar alerta aos sintomas
A maioria desses tumores acomete a primeira porção do intestino delgado, chamada de duodeno
Quais os principaissintomas do câncer do duodeno e intestino delgado
- Dor abdominal
- Náuseas e vômitos
- Perda de apetite
- Icterícia (amarelão) nos casos de tumores avançados do duodeno
- Sangramento digestivo
- Perda de peso
- Sensação de massa palpável no abdome
Quais os principais tratamentos para o câncer do duodeno e intestino delgado?
Nos estágios iniciais, tanto os adenocarcinomas, quanto os GISTS e os tumores neuroendócrinos são tratados com cirurgia, que poderá ser por via convencional, laparoscópica ou via robótica. Nos estágios avançados, o tratamento dependerá do tipo do tumor e do padrão de disseminação da doença. Quimioterapia, imunoterapia e outros tratamentos podem ser indicados. Muitas vezes o tumor se manifesta com obstrução intestinal, e o paciente geralmente precisa de cirurgia de urgência.
Ficou com alguma dúvida?Confira algumas perguntas frequentes
Como é feito o diagnóstico dos tumores do intestino delgado?
Para os tumores do duodeno, a endoscopia digestiva alta é o exame mais realizado, e permite detectar a presença do tumor e também fazer a biópsia nos casos onde o tumor cresce para dentro do órgão, como nos adenocarcinomas. Nos GIST’s de duodeno, o tumor pode crescer para fora do órgão e nesse caso um exame chamado de Ecoendoscopia permite que se faça uma biópsia.
Quando o tumor acomete o intestino delgado nas porções mais a frente do duodeno, geralmente o diagnóstico é feito por exames de imagem, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.
Quais são os principais exames realizados para o estadiamento?
Os tumores do intestino delgado podem acometer outros órgãos próximos e se disseminarem para outros órgãos, principalmente o fígado. A tomografia computadorizada e a ressonância magnética são os exames que o médico oncologista pode solicitar para definir o estágio da doença e dessa maneira, definir o melhor tratamento.
Sou o Dr. Marciano Anghinoni
Bem-vindo ao meu site pessoal. Sou Médico Cirurgião Oncológico com formação complementar em tumores do aparelho digestivo, incluindo os tumores do fígado, pâncreas e vias biliares, além dos tumores do peritônio e retroperitônio. Atuo na cidade de Curitiba/PR.
Mais de 2.000 cirurgias
Mais de 20 anos de experiência
Agende a sua consultaagora mesmo
Ofereço atendimento personalizado e possuo serviço de concierge e parceria com empresa especializada em turismo médico para pacientes de outras cidades que desejam se tratar com nossa equipe em Curitiba.
Como posso te ajudar?
O tratamento do câncer exige agilidade e uma abordagem individualizada.
Meu foco de atuação é o tratamento dos tumores do aparelho digestivo, peritônio e retroperitônio. Após uma consulta humanizada, cada caso é discutido em uma reunião multidisciplinar com vários especialistas, uma tendência mundial que se reflete em melhores resultados e maior chance de cura. Quando uma cirurgia é indicada, realizo os procedimentos por via laparotômica (cirurgia aberta), laparoscópica ou robótica, de acordo com o caso e a indicação. Faço parte de uma equipe de cirurgiões especialistas focados no tratamento do câncer digestivo, que atua nos melhores e mais conceituados hospitais de Curitiba.
Meu consultório fica em Curitiba no Centro de Oncologia do Paraná, local de fácil acesso e um dos mais bem conceituados centros de tratamentos oncológicos do Brasil.
Faço parte do corpo clínico dos principais hospitais de Curitiba, onde realizo cirurgias oncológicas do aparelho digestivo por via convencional, laparoscópica e robótica.