Dr. Marciano Anghinoni
Para mim, ser médico é tratar com excelência, ética e humanismo.
Olá! Sou Cirurgião Oncológico especialista, com formação complementar e foco de atuação no tratamento cirúrgico dos tumores de todo o trato digestivo.
Faço parte de grupos multidisciplinares de excelência em Curitiba, onde buscamos, conjuntamente, oferecer ao nosso paciente, a melhor estratégia terapêutica, com atendimento personalizado e humanizado.
Utilizo as mais modernas técnicas cirúrgicas, como os recentes avanços em cirurgia laparoscópica e robótica no tratamento do câncer do aparelho digestivo.
Atualmente ocupo o cargo de Coordenador do Grupo Multidisciplinar de Tumores Gastrointestinais do Centro de Oncologia do Paraná.
Sou membro atuante das principais sociedades oncológicas da minha subárea de atuação:
Formações e Experiência do Dr. Marciano Anghinoni
Universidade Federal do Paraná – UFPR
Hospital Regional de São José/SC
Oncoville Atendimento Médico Integral – Curitiba/PR
Oncoville Atendimento Médico Integral – Curitiba/PR
UICC – Union for International Cancer Control
MD Anderson Cancer Center – Houston – Texas – USA
Regional Paraná da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica
Hospital São Vicente – Curitiba/PR
Regional Paraná da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica
Universidade Federal do Paraná
UNACON Hospital São Vicente – Curitiba/PR
Programa de Residência Médica em Cirurgia Oncológica do Hospital São Vicente – Curitiba/PR
Ex-membro da Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – SBCO
Ex-coordenador Nacional de Tumores Pancreáticos da SBCO
Miami – USA
Atlanta – USA
Tipos de abordagem cirúrgica que eu realizo:
Cirurgia convencional
A cirurgia oncológica digestiva por abordagem convencional ou laparotomia (abertura e exposição da cavidade abdominal) é indicada para situações específicas, como grandes tumores do retroperitônio, recidivas tumorais não passíveis de abordagem por laparoscopia ou cirurgias de tratamento das metástases peritoneais.
Nesse tipo de cirurgia o acesso à cavidade abdominal é feito através de incisões (cortes), com tamanho e localização que variam com as características do tumor.
Cirurgia laparoscópica
Atualmente a maioria das cirurgias oncológicas do aparelho digestivo pode ser realizada por via minimamente invasiva, por laparoscopia ou cirurgia robótica.
Na via laparoscópica, toda a cirurgia é realizada por meio de pequenos orifícios, sem a necessidade de laparotomia . Essa abordagem requer uma equipe cirúrgica com experiência em cirurgia oncológica digestiva e cirurgia laparoscópica, características da nossa equipe.
As vantagens são o menor trauma cirúrgico, menos dor pós-operatória, recuperação mais rápida e menor tempo de internamento hospitalar, além do benefício estético.
Cirurgia robótica
A abordagem por cirurgia robótica apresenta, além dos benefícios da laparoscopia, maior precisão cirúrgica e melhor condição técnica ao cirurgião.
Isto acontece em razão da plataforma robótica proporcionar uma visão imersiva em 3D e grande amplitude de movimentos transmitidos das mãos do cirurgião aos braços robóticos.
Dr. Marciano possui certificação em cirurgia robótica, assim como toda a sua equipe.