O perigoso Câncer de Pâncreas
O adenocarcinoma de pâncreas é um tumor agressivo e um dos piores em termos de prognóstico. Apenas 10% dos pacientes consegue sobreviver além de 5 anos. Apesar dos avanços no tratamento de diversos cânceres, nada mudou na última década para o câncer de pâncreas. Mesmo drogas modernas como a imunoterapia e os anticorpos monoclonais não conseguiram reduzir a mortalidade por esse tipo de câncer.
Novos métodos para tratar o Câncer de Pâncreas
Mas nesse ano de 2022 uma nova esperança surgiu. No congresso mundial de Oncologia Clínica, nos EUA, foram apresentados estudos preliminares que utilizam um método chamado CAR-T cells, contra o câncer de pâncreas. A técnica, que já é utilizada para outros tipos de câncer, consiste em extrair células de defesa do próprio sangue do paciente acometido, modificá-las em laboratório, com uma espécie de reprogramação para atacar o câncer e depois injetá-las de volta na corrente sanguínea do paciente.
Esperança no tratamento do Câncer do Pâncreas
Embora os resultados definitivos ainda possam levar alguns anos e não se tenha previsão para o uso geral, pelo menos é algo novo em muito tempo no tratamento desse temido tipo de câncer.
Confira mais informações sobre o câncer de pâncreas no meu canal no YouTube: