A doença do refluxo pode evoluir para o câncer de esôfago?
Resultados de um grande estudo sobre a doença do refluxo indicam que ela está associada ao câncer de esôfago e de laringe.
Dor no esôfago
Homem sentado da cama com dor no esôfago

Os resultados de um grande estudo científico recente, indicam que a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), que também causa sintomas de azia, está associada a riscos mais elevados de vários tipos de câncer de laringe e esôfago. O estudo foi publicado on-line em 2021 na revista científica CANCER, um jornal da American Cancer Society.

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)

A DRGE, um distúrbio gastrointestinal comum, ocorre quando o ácido do estômago volta para o esôfago, onde pode causar danos aos tecidos do esôfago. A doença do refluxo pode ocorrer por diferentes causas e requer uma abordagem individualizada. A pesquisa indica que esse dano pode colocar os pacientes em risco de desenvolver um tipo de câncer chamado adenocarcinoma de esôfago.

“Esse estudo por si só não é suficiente para resultar em ações específicas para a população em geral. Pesquisas adicionais são necessárias para replicar essas descobertas e estabelecer a DRGE como um fator de risco para câncer e outras doenças ”, disse o Dr. Abnet, um dos pesquisadores. “Estudos futuros são necessários para avaliar se os tratamentos direcionados aos sintomas da DRGE irão alterar os riscos aparentes” completa o pesquisador.

Acompanhamento médico regular

Por isso, as pessoas que têm diagnóstico de doença do refluxo, devem realizar acompanhamento médico regular. O tipo de tratamento depende do grau do refluxo e da presença ou não de alterações pré-malignas na camada interna do esôfago.

Veja mais informações sobre o câncer de esôfago.

Assista mais vídeos no nosso Canal no YouTube

Sou o Dr. Marciano Anghinoni

Cirurgião oncológico com formação complementar focada no tratamento do câncer do aparelho digestivo, além de tumores do retroperitônio e das neoplasias peritoneais.

Atuo dentro de grupos de excelência no tratamento oncológico em Curitiba/PR.

Alguns conteúdos que também podem te interessar

Estudo da IARC e o potencial cancerígeno da carne vermelha

Estudo da IARC e o potencial cancerígeno da carne vermelha

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) da OMS está fazendo importantes descobertas sobre o potencial cancerígeno da carne vermelha. Estudos indicam uma forte associação entre o consumo desse alimento e o aumento do risco de câncer de cólon, reto, pâncreas e próstata.

ler mais

Categorias

Como posso te ajudar?

O tratamento do câncer exige agilidade e uma abordagem individualizada.

Meu foco de atuação é o tratamento dos tumores do aparelho digestivo, peritônio e retroperitônio. Após uma consulta humanizada, cada caso é discutido em uma reunião multidisciplinar com vários especialistas, uma tendência mundial que se reflete em melhores resultados e maior chance de cura. Quando uma cirurgia é indicada, realizo os procedimentos por via laparotômica (cirurgia aberta), laparoscópica ou robótica, de acordo com o caso e a indicação. Faço parte de uma equipe de cirurgiões especialistas focados no tratamento do câncer digestivo, que atua nos melhores e mais conceituados hospitais de Curitiba.

Meu consultório fica em Curitiba no Centro de Oncologia do Paraná, local de fácil acesso e um dos mais bem conceituados centros de tratamentos oncológicos do Brasil.

Faço parte do corpo clínico dos principais hospitais de Curitiba, onde realizo cirurgias oncológicas do aparelho digestivo por via convencional, laparoscópica e robótica.

Agende a sua consultaagora mesmo

Ofereço atendimento personalizado e possuo serviço de concierge e parceria com empresa especializada em turismo médico para pacientes de outras cidades que desejam se tratar com nossa equipe em Curitiba.