O que é o esôfago de Barret? Ele pode levar ao câncer?
O esôfago de Barrett é uma situação onde a camada interna que reveste o esôfago é substituída por tecido semelhante ao de revestimento do intestino. Este processo chama-se metaplasia intestinal.
Esôfago de Barret
Esôfago de Barret

O esôfago de Barrett é uma situação onde a camada interna que reveste o esôfago é substituída por tecido semelhante ao de revestimento do intestino. Este processo chama-se metaplasia intestinal. Pessoas com esôfago de Barrett têm maior risco para um tipo de câncer chamado adenocarcinoma de esôfago.

Isso ocorre porque no esôfago de Barrett as células glandulares do esôfago podem se tornar anormais ao longo do tempo, causando displasia, uma condição pré-cancerígena.

As causas do esôfago de Barret não são totalmente conhecidas, mas a doença do refluxo é uma das principais causas.

Azia, náusea, arrotos frequentes, dor e sensação de queimação no peito e outros sintomas podem indicar a necessidade de realização de exames, sendo o principal, a endoscopia digestiva.

O tratamento vai depender do estágio da doença, e da presença ou não de displasia. Medicamentos e uma cirurgia antirrefluxo podem ser indicados para alívio dos sintomas, mas não fazem o esôfago de Barret regredir.

A ablação por radiofrequência ou por laser de argônio são tratamentos endoscópicos eficazes em eliminar o esôfago de Barrett e de reduzir, significativamente, o risco de progressão a uma displasia de alto grau e adenocarcinoma do esôfago.

A mucosectomia é a retirada da camada mucosa que apresenta o esôfago de Barret e pode ser indicada em alguns casos. A cirurgia radical, que consiste na remoção do esôfago e substituição por outro órgão, pode ser indicada em casos de displasia e câncer.

Sou o Dr. Marciano Anghinoni

Cirurgião oncológico com formação complementar focada no tratamento do câncer do aparelho digestivo, além de tumores do retroperitônio e das neoplasias peritoneais.

Atuo dentro de grupos de excelência no tratamento oncológico em Curitiba/PR.

Alguns conteúdos que também podem te interessar

Estudo da IARC e o potencial cancerígeno da carne vermelha

Estudo da IARC e o potencial cancerígeno da carne vermelha

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) da OMS está fazendo importantes descobertas sobre o potencial cancerígeno da carne vermelha. Estudos indicam uma forte associação entre o consumo desse alimento e o aumento do risco de câncer de cólon, reto, pâncreas e próstata.

ler mais

Categorias

Como posso te ajudar?

O tratamento do câncer exige agilidade e uma abordagem individualizada.

Meu foco de atuação é o tratamento dos tumores do aparelho digestivo, peritônio e retroperitônio. Após uma consulta humanizada, cada caso é discutido em uma reunião multidisciplinar com vários especialistas, uma tendência mundial que se reflete em melhores resultados e maior chance de cura. Quando uma cirurgia é indicada, realizo os procedimentos por via laparotômica (cirurgia aberta), laparoscópica ou robótica, de acordo com o caso e a indicação. Faço parte de uma equipe de cirurgiões especialistas focados no tratamento do câncer digestivo, que atua nos melhores e mais conceituados hospitais de Curitiba.

Meu consultório fica em Curitiba no Centro de Oncologia do Paraná, local de fácil acesso e um dos mais bem conceituados centros de tratamentos oncológicos do Brasil.

Faço parte do corpo clínico dos principais hospitais de Curitiba, onde realizo cirurgias oncológicas do aparelho digestivo por via convencional, laparoscópica e robótica.

Agende a sua consultaagora mesmo

Ofereço atendimento personalizado e possuo serviço de concierge e parceria com empresa especializada em turismo médico para pacientes de outras cidades que desejam se tratar com nossa equipe em Curitiba.