Muitas pessoas têm dúvida da relação entre a bactéria Helicobacter Pytlori e o câncer de estômago quando realizam um exame de endoscopia.
O H. pylori, ou Helicobacter pylori, é uma bactéria que se desenvolve na parte mais interna do estômago, onde prejudica a barreira protetora e estimula a inflamação, podendo provocar sintomas como dor abdominal, azia, mal-estar, além de aumentar o risco para o desenvolvimento de úlceras e câncer.
Esta bactéria normalmente é identificada durante o exame de endoscopia, através de uma biópsia ou através do teste da urease, que são os métodos mais comuns para a detecção da bactéria.
A infecção com a bactéria Helicobacter pylori é considera uma das causas mais comuns do câncer de estômago. A infecção por um longo período pode produzir inflamação, chamada de gastrite crônica e lesões pré-cancerígenas no revestimento interno do estômago.
A presença da bactéria é muito comum na população geral, mas mesmo assim, a maioria das pessoas portadoras de H. pylori nunca desenvolve câncer.
Para que se evite a indução de resistência aos antibióticos, o tratamento é indicado na presença de algumas situações, sendo as principais:
• Gastrite crônica e úlcera gástrica;
• Tumor intestinal, do tipo carcinoma ou linfoma gástrico;
• Sintomas, como desconforto, queimação ou dor de estômago;
• História familiar de câncer gástrico.
É importante conversar com um especialista para que se defina quando é necessário o tratamento da infecção por H. pylori, que é feito com antibióticos.
Para mais informações escreva uma mensagem em nosso formulário de contato.