Diversos tipos de alimentos têm sido associados com o processo de desenvolvimento de um câncer, principalmente câncer de mama, cólon (intestino grosso), reto, próstata, esôfago e estômago.
Há alguns tipos de alimentos que, se consumidos regularmente durante longos períodos, parecem fornecer o tipo de ambiente necessário ao desenvolvimento de um tumor maligno.
No grupo dos alimentos que se consumidos com frequência, podem levar ao câncer, estão incluídos os alimentos ricos em gorduras como alguns cortes de carnes vermelhas, frituras, molhos preparados com gorduras, leite integral e derivados e embutidos.
Alimentos cancerígenos
Existem também os alimentos que contêm níveis elevados de agentes cancerígenos, como os nitritos e nitratos. Essas substâncias são utilizadas para conservar alguns tipos de alimentos, principalmente carnes e embutidos em geral, e também enlatados, picles e alimentos ultra processados em geral. O nitrato e nitrito se transformam em nitrosaminas no estômago. Essas substâncias têm potente ação carcinogênica e são responsáveis pelos altos índices de câncer de estômago observados em populações que consomem alimentos com essas características de forma abundante e frequente.
Já os alimentos defumados e os alimentos preparados no fogo (churrasco e grelhados) são impregnados pelo alcatrão proveniente da fumaça do carvão, substância também encontrada na fumaça do cigarro e que tem conhecida ação carcinogênica.
Os alimentos preservados em sal, como o charque, carne-de-sol e o bacalhau também estão relacionados ao desenvolvimento de câncer de estômago em regiões, onde o consumo é excessivo.
Concluindo
Portanto, para reduzirmos o risco de câncer, principalmente de estômago e intestino, precisamos evitar o consumo excessivo desses alimentos ou consumi-los de maneira moderada e eventual e adotarmos uma dieta saudável, com alimentos pouco processados e com baixo teor de nitratos, nitritos e sódio.