Como o câncer causa os sinais e os sintomas?
O câncer é um grupo de doenças que podem causar vários sinais e sintomas. Eles dependem da localização do tumor, extensão e o quanto está afetando os órgãos ou tecidos.
Homem com dor de cabeça
Os principais sinais e sintomas do câncer são a perda de peso sem explicação, perda do apetite, fadiga ou sensação de fraqueza, dor, mudança no hábito evacuatório, mudança no padrão urinário, sangramento, dificuldade para engolir, náuseas persistentes, vômitos, distensão abdominal, nódulo na mama ou em outras partes do corpo, ferida que não cicatriza, aparecimento de manchas na pele

Os principais sinais e sintomas do câncer são a perda de peso sem explicação, perda do apetite, fadiga ou sensação de fraqueza, dor, mudança no hábito evacuatório, mudança no padrão urinário, sangramento, dificuldade para engolir, náuseas persistentes, vômitos, distensão abdominal, nódulo na mama ou em outras partes do corpo, ferida que não cicatriza, aparecimento de manchas na pele, como foi visto no post de julho (https://marcianoanghinoni.med.br/sinais-de-alerta-de-um-cancer/).

Logo, o câncer é um grupo de doenças que podem causar vários sinais e sintomas. Esses sinais e sintomas dependem da localização do tumor, extensão e o quanto está afetando os órgãos ou tecidos. Se a doença está disseminada, os sinais ou sintomas podem aparecer em diferentes partes do corpo.

Quando um tumor cresce, ele pode começar a comprimir órgãos vizinhos, vasos sanguíneos e nervos. Essa compressão causa alguns dos sinais e sintomas do câncer. Se o tumor está localizado numa área importante, como determinadas regiões do cérebro, mesmo um tumor pequeno pode provocar sintomas importantes.

Mas, às vezes o tumor se origina num local onde não causará quaisquer sinais ou sintomas até que tenha se desenvolvido bastante. O câncer de pâncreas, por exemplo, geralmente não causa sintoma até que o tumor cresça o suficiente para atingir os nervos ou órgãos adjacentes, o que provoca dores nas costas ou na barriga. Outros tipos de câncer podem se iniciar em torno do ducto biliar e bloquear o fluxo de bile, causando icterícia. Quando um câncer no pâncreas provoca sinais ou sintomas como estes, geralmente se encontra em estágio avançado. Isso significa que o tumor se disseminou para outros órgãos.

O câncer também pode causar sintomas como febre, fadiga ou perda de peso. Isso pode ser porque as células cancerosas utilizam a energia do organismo ou podem liberar substâncias que alteram a forma como o corpo produz energia a partir dos alimentos. Ou o tumor pode fazer com que o sistema imunológico reaja de modo a produzir estes sinais e sintomas.

Às vezes, as células cancerígenas liberam substâncias na corrente sanguínea que provocam sintomas que geralmente não estão ligados ao câncer. Por exemplo, alguns tipos de câncer de pâncreas podem liberar substâncias que provocam a formação de coágulos sanguíneos nas veias das pernas. Alguns tipos de câncer de pulmão produzem substâncias similares a hormônios que aumentam os níveis de cálcio no sangue. Isso afeta o organismo fazendo que a pessoa sinta dor óssea, fraqueza muscular, fadiga e confusão mental.

Se achou interessante este tema, você encontra mais conteúdo sobre o câncer no meu canal do YouTube. Segue o link: https://www.youtube.com/c/DrMarcianoAnghinoni

Sou o Dr. Marciano Anghinoni

Cirurgião oncológico com formação complementar focada no tratamento do câncer do aparelho digestivo, além de tumores do retroperitônio e das neoplasias peritoneais.

Atuo dentro de grupos de excelência no tratamento oncológico em Curitiba/PR.

Alguns conteúdos que também podem te interessar

Estudo da IARC e o potencial cancerígeno da carne vermelha

Estudo da IARC e o potencial cancerígeno da carne vermelha

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) da OMS está fazendo importantes descobertas sobre o potencial cancerígeno da carne vermelha. Estudos indicam uma forte associação entre o consumo desse alimento e o aumento do risco de câncer de cólon, reto, pâncreas e próstata.

ler mais

Categorias

Como posso te ajudar?

O tratamento do câncer exige agilidade e uma abordagem individualizada.

Meu foco de atuação é o tratamento dos tumores do aparelho digestivo, peritônio e retroperitônio. Após uma consulta humanizada, cada caso é discutido em uma reunião multidisciplinar com vários especialistas, uma tendência mundial que se reflete em melhores resultados e maior chance de cura. Quando uma cirurgia é indicada, realizo os procedimentos por via laparotômica (cirurgia aberta), laparoscópica ou robótica, de acordo com o caso e a indicação. Faço parte de uma equipe de cirurgiões especialistas focados no tratamento do câncer digestivo, que atua nos melhores e mais conceituados hospitais de Curitiba.

Meu consultório fica em Curitiba no Centro de Oncologia do Paraná, local de fácil acesso e um dos mais bem conceituados centros de tratamentos oncológicos do Brasil.

Faço parte do corpo clínico dos principais hospitais de Curitiba, onde realizo cirurgias oncológicas do aparelho digestivo por via convencional, laparoscópica e robótica.

Agende a sua consultaagora mesmo

Ofereço atendimento personalizado e possuo serviço de concierge e parceria com empresa especializada em turismo médico para pacientes de outras cidades que desejam se tratar com nossa equipe em Curitiba.