Quais os sinais de alerta de um câncer?
Conhecer os sinais de alerta de câncer é muito importante para que se aumente a chance de um diagnóstico precoce e consequente, da cura.
Homem sentindo dor
A dor é um dos sinais do câncer e deve ser investigado por especialista

Conhecer os sinais de alerta de câncer é muito importante para que se aumente a chance de um diagnóstico precoce e consequente, da cura.

Mas lembre-se, a presença de um sintomas que vamos mostrar a seguir, não significa que a pessoa tem câncer, pois muitas outras alterações e doenças também podem causar esses sinais e sintomas. Entretanto, se você tiver um ou mais destes sintomas, por um longo período de tempo ou se eles piorarem, consulte um médico para investigar a causa.

Principais sinais e sintomas do câncer

Perda de peso inexplicada

A maioria das pessoas com câncer perderá peso em algum momento. Uma perda de peso inexplicada de 10 quilos ou mais pode ser o primeiro sinal de câncer. Isso acontece na maioria das vezes com o câncer de pâncreas, estômago, esôfago ou pulmão.

Perda do apetite

A perda do apetite, associada a perda de peso progressiva também é um importante sinal de alerta.

Fadiga ou sensação de fraqueza

A fadiga é um cansaço extremo que não melhora com o repouso. Ela pode ser um sintoma importante quando o câncer está se desenvolvendo. Alguns tipos de câncer de cólon ou de estômago podem levar a anemia por perda de sangue, o que é outra forma do câncer provocar fadiga.

Dor

A dor pode ser um sintoma precoce de alguns tipos de câncer, como no caso de tumores ósseos ou no câncer de testículo. Dor abdominal irradiada para as costas pode ser um sinal de câncer de pâncreas. Dor de cabeça persistente, que não passa ou não melhora com tratamento pode ser um sintoma de um tumor cerebral. Dor nas costas pode ser um sintoma de câncer colorretal ou de ovário. Na maioria das vezes, a dor devido ao câncer significa que a doença já se disseminou.

Mudança no hábito evacuatório

Constipação crônica, diarreia ou alteração na textura, forma e cor das fezes pode ser um sinal de câncer de intestino.

Mudança no padrão urinário

Dor ao urinar, sangue na urina ou uma alteração na função da bexiga, por exemplo, necessidade de urinar com maior ou menor frequência do que o habitual, podem ser sinais de um câncer de bexiga ou de próstata.

Sangramento

Um sangramento pode acontecer no câncer inicial ou avançado. Tosse com sangue no escarro pode ser um sinal de câncer de pulmão. Sangue nas fezes pode ser um sinal de câncer de intestino. O câncer de colo do útero ou de endométrio pode causar sangramento vaginal importante. Sangue na urina pode ser um sinal de câncer de bexiga ou câncer de rim. Uma secreção sanguinolenta do mamilo pode ser um sinal de câncer de mama.

Disfagia (Dificuldade para Engolir)

Problemas de indigestão ou deglutição que persistem podem ser sinais de câncer do esôfago, estômago ou faringe. Mas, como a maioria dos sintomas apresentados aqui, eles são mais frequentemente causados por outras patologias.

Náuseas persistentes ou vômitos

Estes sintomas podem estar relacionados a um câncer de estômago, intestino, pâncreas ou outros tumores em estágios mais avançados

Distensão abdominal

A distensão ou o aumento do volume abdominal pode estar associado a um câncer de intestino ou podem representam um acúmulo de líquido no abdome (ascite) decorrente de um tumor avançado.

Nódulo na mama ou em outras partes do corpo

Muitos tipos de câncer podem ser sentidos através da pele. Estes cânceres ocorrem principalmente na mama, testículos, gânglios linfáticos e tecidos de partes moles. Um nódulo ou espessamento pode ser um sinal precoce ou tardio do câncer e deve ser relatado ao médico, principalmente se ele for de aparecimento recente.

Ferida que não cicatriza

Os cânceres de pele mais comuns são similares a feridas que não cicatrizam. Uma ferida de longa data pode ser um câncer de pele. Fique atento a feridas que não cicatrizam e procure um especialista.

Aparecimento de manchas na pele ou alterações em uma “pinta” já existente

Qualquer mancha ou sarda que altere sua cor, tamanho ou forma, ou que muda suas bordas deve ser imediatamente examinada por um médico. Uma alteração na pele pode ser um melanoma que, quando diagnosticado no início tem boas chances de cura.

Concluindo

Os sinais e os sintomas que acabarmos de abordar são os mais comumente observados em doenças como o câncer, mas existem muitos outros. Se notar quaisquer alterações importantes no funcionamento do seu organismo ou se sentir algo diferente, consulte imediatamente um médico para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.

O tratamento é mais efetivo quando o câncer é diagnosticado precocemente, enquanto ainda é inicial, tendo menor probabilidade de se espalhar para outras partes do corpo. Isso muitas vezes significa uma melhor chance de cura, especialmente se o tumor puder ser tratado cirurgicamente.

Muitas vezes as pessoas ignoram os sintomas, talvez por não saberem que esses sintomas podem significar que algo está errado. Ou, ainda, por terem medo de tratar uma doença séria como o câncer. Os sintomas podem parecer sem importância, especialmente se existe uma causa óbvia ou o sintoma desaparece logo. Da mesma forma, uma pessoa pode argumentar que um sinal como um nódulo na mama, provavelmente é um cisto que vai desaparecer por si só. Entretanto, nenhum sinal e sintoma devem ser ignorados ou esquecidos, especialmente se ele perdura por muito tempo ou está piorando.

É muito importante também a conscientização, de que é possível diagnosticar o câncer antes de qualquer sintoma. Para isso, é recomendado que as pessoas, mesmo que não tenham sintomas, façam consultas médicas e exames preventivos regularmente. Um material complementar a este assunto, sobre o rastreamento do câncer, você pode ver no meu canal no Youtube: https://bit.ly/3hgTEIL

Sou o Dr. Marciano Anghinoni

Cirurgião oncológico com formação complementar focada no tratamento do câncer do aparelho digestivo, além de tumores do retroperitônio e das neoplasias peritoneais.

Atuo dentro de grupos de excelência no tratamento oncológico em Curitiba/PR.

Alguns conteúdos que também podem te interessar

Estudo da IARC e o potencial cancerígeno da carne vermelha

Estudo da IARC e o potencial cancerígeno da carne vermelha

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) da OMS está fazendo importantes descobertas sobre o potencial cancerígeno da carne vermelha. Estudos indicam uma forte associação entre o consumo desse alimento e o aumento do risco de câncer de cólon, reto, pâncreas e próstata.

ler mais

Categorias

Como posso te ajudar?

O tratamento do câncer exige agilidade e uma abordagem individualizada.

Meu foco de atuação é o tratamento dos tumores do aparelho digestivo, peritônio e retroperitônio. Após uma consulta humanizada, cada caso é discutido em uma reunião multidisciplinar com vários especialistas, uma tendência mundial que se reflete em melhores resultados e maior chance de cura. Quando uma cirurgia é indicada, realizo os procedimentos por via laparotômica (cirurgia aberta), laparoscópica ou robótica, de acordo com o caso e a indicação. Faço parte de uma equipe de cirurgiões especialistas focados no tratamento do câncer digestivo, que atua nos melhores e mais conceituados hospitais de Curitiba.

Meu consultório fica em Curitiba no Centro de Oncologia do Paraná, local de fácil acesso e um dos mais bem conceituados centros de tratamentos oncológicos do Brasil.

Faço parte do corpo clínico dos principais hospitais de Curitiba, onde realizo cirurgias oncológicas do aparelho digestivo por via convencional, laparoscópica e robótica.

Agende a sua consultaagora mesmo

Ofereço atendimento personalizado e possuo serviço de concierge e parceria com empresa especializada em turismo médico para pacientes de outras cidades que desejam se tratar com nossa equipe em Curitiba.